sábado, 15 de agosto de 2009

À medida que se multiplicam os benefícios da Aspirina, especialistas alertam sobre os riscos

A barata e ubíqua Aspirina há muito é conhecida por seus benefícios à saúde, do alívio básico da dor à prevenção de ataques cardíacos. Mas após um novo estudo nesta semana fornecer evidências estimulantes sugerindo que a Aspirina pode aumentar as chances de sobrevivência de pacientes de câncer colorretal, os especialistas foram rápidos em alertar que a droga, um item comum nos armários de remédios, também apresenta riscos.
"Se eu estivesse em uma ilha deserta, uma das drogas que escolheria ter comigo, sem dúvida, talvez a Nº1, seria a Aspirina", disse o Dr. John A. Baron, um professor de Medicina da Escola de Medicina de Dartmouth. "É uma ótima droga, fascinante, maravilhosa. Mas é uma droga e possui efeitos colaterais."
Baron e outros especialistas alertaram contra o início de um regime diário de Aspirina sem consultar um médico, devido aos riscos de sangramento gastrintestinal e o risco potencial de derrames hemorrágicos, ou sangramento no cérebro.
"A Aspirina é uma droga que está conosco há pouco mais de 100 anos e continuamos aprendendo coisas impressionantes e importantes sobre seus benefícios potenciais", disse o Dr. Otis Brawley, diretor médico da Sociedade Americana do Câncer. "Mas ela é uma faca de dois gumes."
O estudo mostrou que pacientes com câncer colorretal, que eram usuários regulares de Aspirina, tinham uma chance muito melhor de sobrevivência do que os não-usuários, com uma probabilidade de cerca de um terço de morrer da doença, enquanto aqueles que começaram a usar Aspirina após o diagnóstico reduziram seu risco de morrer quase pela metade.
Estudos anteriores mostraram que pessoas que tomavam Aspirina regularmente tinham menor probabilidade de desenvolver tumores no cólon, mas o novo estudo, publicado no "The Journal of the American Medical Association", é o primeiro a descobrir que pacientes que tinham câncer colorretal e tomaram Aspirina sobreviveram por mais tempo.
Um especialista em câncer de cólon que comentou o recente estudo o chamou de "notável" e "revolucionário". Mas então seus pacientes começaram a buscar orientação e ele se tornou mais circunspecto.
"Uma coisa é falar filosoficamente", disse o especialista, o Dr. Alfred I. Neugut, um oncologista da Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Colúmbia, que escreveu um editorial entusiástico sobre o estudo no "The Journal of the American Medical Association" desta semana. "Mas este é apenas um estudo. Para saber se é verdade, ele precisa ser repetido. Todo experimento precisa ser repetido uma vez."
O novo estudo não foi um teste clínico controlado, onde os pacientes são divididos aleatoriamente para receber um tratamento específico ou um placebo. Esse tipo de estudo é considerado o padrão ouro para determinar recomendações clínicas de medicamentos, mas também é bem mais caro e desajeitado. Estudos por observação, como este novo, podem ser mais fracos ou enganadores.
Um teste clínico está em andamento na Ásia, onde o Centro Nacional de Câncer de Cingapura está inscrevendo 2.660 pacientes com doença sem metástase em Hong Kong, Índia, Indonésia e Cingapura, que darão continuidade a seu tratamento e serão selecionados aleatoriamente para receber diariamente Aspirina ou um placebo por até três anos, segundo o site do Instituto Nacional do Câncer.
A maioria dos tumores de câncer colorretal é positivo para ciclooxigenase-2, ou COX-2, uma enzima que não está expressa em um cólon saudável, mas é ativada sob certas circunstâncias. A enzima parece estar envolvida na alimentação do crescimento celular anormal e contribui tanto para o desenvolvimento quanto para a disseminação do câncer, disse o Dr. Andrew T. Chan, o autor do novo estudo.
Acredita-se que a propriedade anticâncer da Aspirina esteja ligada à sua ação como inibidora do COX-2.
Um teste clínico envolvendo outro inibidor do COX-2, o celecoxib, cujo nome de marca é Celebrex, está em estágio de planejamento e começará a inscrever pacientes no início do próximo ano, disse Chan. Apesar de mais ser conhecido sobre os efeitos da Aspirina na prevenção de pólipos colorretais e tumores do que outros cânceres, alguns estudos também insinuaram que a Aspirina pode reduzir o risco de desenvolvimento de cânceres de mama, pulmão e próstata, que também estão associados à inflamação, disse Brawley.
"Parece que há - e ainda estamos falando teoricamente em alguns desses casos - um relacionamento entre inflamação e câncer em certos tumores", disse Brawley. "E essas drogas parecem ser benéficas porque são anti-inflamatórias e inibem a inflamação inibindo a COX-1 e COX-2."
O novo estudo de câncer colorretal apontou não apenas que os pacientes que tomaram Aspirina regularmente após o diagnóstico de câncer colorretal tinham melhor chance de sobrevivência do que aqueles que não tomaram, mas também que aqueles que tinham tumores que expressavam em excesso a enzima COX-2 respondiam particularmente bem à Aspirina.
A Dra. Joann E. Manson, chefe de medicina preventiva do Brigham and Women's Hospital, que é afiliado à Escola de Medicina de Harvard, alertou sobre os riscos de usar até mesmo pequenas doses de Aspirina diariamente, dizendo que em um grande estudo sobre a saúde das mulheres, meias-doses de Aspirina para bebês estava associada a um aumento de 40% de sangramentos gastrintestinais sérios que exigiam transfusões.
Mas, ela reconheceu, pacientes que já estão diagnosticados com câncer colorretal podem sentir que não dispõem do luxo de esperar por resultados adicionais.
"Eu não acho que todos devem sair correndo e começar a tomar Aspirina", ela disse. "Mas há alguns pacientes que poderiam se beneficiar com isso a esta altura, e se conversarem com seus médicos, eles poderão descobrir se são candidatos razoáveis, já que alguns deles podem não estar em posição de esperar."

Aspirina
O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter. A origem do nome Aspirina: o A vem de acetil. Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico). E o in era um sufixo utilizado na época.
Aspirina, em alguns países, é ainda nome comercial registrado, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico. No entanto, é igualmente reconhecido como nome genérico do princípio activo, e é por esse nome que é habitualmente referida na literatura farmacológica e médica.
É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou 100 anos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Os Três Crivos de Sócrates

Somos responsáveis não apenas por nossos atos, mas também por nossas palavras. Parece evidente, mas o fato é que nem sempre damos a devida atenção ao que parece evidente. Envolver-se em fofocas, repassar informações sem conferi-las e dar corda a boatos é uma tentação a qual todos estamos expostos. Só que não há nada de inocente nisso. É assim que comprometemos a reputação dos outros e também a nossa. Uma boa forma de evitar essa armadilha é refletir sobre as palavras de Sócrates. O grande filósofo grego tinha um método imbatível para não se deixar envolver pelo perigo das redes de intrigas.

Um dia, quando Sócrates conversava com seus discípulos em Atenas, um homem aproximou-se e, puxando-o pelo braço, lhe disse:
- Precisamos conversar em particular. Tenho uma coisa urgente para lhe contar.
Sócrates respondeu:
- Espere um pouco. Você já passou isso que vai me dizer pelos três crivos?
- Como assim? Que crivos? – Espantou-se o homem.
- O primeiro é o crivo da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?
- Certeza não tenho, mas muita gente está falando, então...
- Bem, se não passou pelo crivo da verdade, deve ter passado pelo da bondade. O que você está prestes a me dizer é algo bom, não?
O homem hesitou.
- Bom não é. Muito pelo contrário.
- Se talvez não seja verdade, e com certeza não é bom, resta o terceiro crivo. Há alguma utilidade no que você quer me contar?
O homem pensou um pouco.
- Não sei bem, acho que não...
- Neste caso, se sua história não é verdadeira, nem boa, nem útil, não perca seu tempo contando-a, pois nenhum proveito pode-se tirar dela - disse o filósofo, encerrando a conversa.

Esperando a Mudança

Sabe aqueles planos de mudanças grandiosas que nunca são colocados em prática? Muitas vezes o problema está no fato de sonharmos com mudanças radicais, mas sem tomarmos a iniciativa de dar aqueles pequenos passos fundamentais que podem tornar essas mudanças possíveis. Suponha que você queira mudar de emprego ou partir para um ramo de atividade totalmente diferente. Você tem duas escolhas: ou fica sentado esperando que uma oportunidade surja de repente, ou começa a cavar suas próprias oportunidades, abrindo caminho para as mudanças. Como? Expandido sua rede de contatos, buscando se enfronhar na nova área na qual você deseja ingressar e juntando dinheiro para poder bancar um eventual período de transição. É claro que você pode optar por não fazer nada disso e apenas esperar que um dia a mudança aconteça. Sempre é possível receber um convite inesperado. Sempre é possível ganhar na loteria. Mas você apostaria seu futuro nisso?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os novos empreendedores

Pamela Hartigan, diretora da Fundação Schwab, desenvolveu uma lista de dez pontos comuns entre as pessoas que, insatisfeitas com o mundo a sua volta, resolveram criar seu próprio trabalho. Penso que a lista de Pamela vai mais além do empreendimento social (como é chamado esta novo mecanismo), e pode ser aplicada a muitas coisas que fazemos na nossa vida diária:
» Impaciência » quem busca seu sonho não fica esperando as coisas acontecerem: vê os problemas de ontem como as oportunidades de hoje. Por causa da sua impaciência, é freqüentemente obrigado a mudar de rumo, mas é essa adaptação que o amadurece.
» Consciência » quem busca seu sonho sabe que não está sozinho neste mundo, e cada gesto seu tem uma conseqüência. O trabalho que está fazendo pode de transformar o ambiente ao seu redor. Entendendo este poder, ele passa a ser um elemento ativo da sociedade, e isso o deixa em paz com a vida.
» Inovação » quem busca seu sonho acredita que tudo pode ser diferente do que é, mas é preciso buscar um caminho que ainda não foi percorrido. Embora esteja sempre cercado da velha burocracia, dos comentários alheios, e das dificuldades de penetrar em uma floresta ainda não desbravada, ele descobre maneiras alternativas de se fazer ouvir.
» Pragmatismo » quem busca seu sonho não fica esperando os recursos ideais para começar seu trabalho - arregaça as mangas e coloca mãos à obra. Cada progresso, por menor que seja, aumenta sua confiança e a confiança daqueles que estão ao seu redor, e os recursos terminam por aparecer.
» Aprendizado » quem busca seu sonho é geralmente alguém que tem um grande interesse em determinada área, e cuja observação detalhada faz com que encontre novas soluções para problemas antigos. Mas este aprendizado só pode ser atingido através da prática, e da constante renovação.
» Sedução » ninguém consegue sobreviver isolado em um mundo competitivo: consciente disso, quem busca seu sonho consegue fazer com que outras pessoas se interessem por suas idéias. E essas pessoas se interessam porque sabem que estão diante de algo criativo, comprometido com a sociedade, e que - além do mais - pode ser lucrativo economicamente.
» Flexibilidade » quem busca seu sonho tem uma idéia na cabeça, e um plano para transforma-la em realidade. Entretanto, a medida que caminha, vai se dando conta de que precisa adaptar-se as realidades do mundo a sua volta, e é a partir daí que sua responsabilidade social passa a ser um fator importante na transformação do meio-ambiente. Um exemplo: para diminuir a mortandade infantil de uma determinada cidade, não basta cuidar da saúde das crianças - é preciso modificar a estrutura sanitária, o sistema de alimentação, etc.
» Teimosia » quem busca seu sonho pode ser flexível no seu caminho, mas está ao mesmo tempo concentrado em seu objetivo. Por causa de suas idéias inovadoras, e por estar sempre movendo-se em terreno não conhecido, jamais diz: "tentei, mas não deu resultado." Ao contrário, sempre busca todas as alternativas possíveis, e por causa disso os resultados terminam aparecendo.
» Alegria » quem busca seu sonho tem momentos difíceis, mas está contente com o que faz. Suas eventuais confusões e erros nada tem a ver com sua incapacidade, e ele é capaz de sorrir quando dá um passo em falso - porque sabe que poderá corrigir seu movimento mais adiante.
» Contágio » quem busca seu sonho tem a capacidade única de fazer com que as pessoas a sua volta percebam que vale a pena seguir seu exemplo e fazer a mesma coisa. Por causa disso jamais irá sentir-se sozinho, mesmo que vez por outra sinta-se incompreendido.

Pamela Hartigan termina seu estudo dando como exemplo um brasileiro, Fabio Rosa, que desenvolveu um sistema de uso de energia solar, depois de ver que sua comunidade que gastava parte importante dos ganhos na compra de combustível não-renovável. O trabalho de Fábio, que contém os dez pontos de seu estudo, é hoje é conhecido no mundo inteiro, "contagiou" grandes empresas, e em pouco tempo poderá beneficiar milhões de pessoas, além de contribuir para a preservação do meio-ambiente.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Da importância dos outros

Preocupadíssimo, o rato viu que o dono da fazenda havia comprado uma ratoeira: estava decidido a mata-lo!
Começou a alertar todos os outros animais:
- Cuidado com a ratoeira! Cuidado com a ratoeira!
A galinha, ouvindo os gritos, pediu que ficasse calado:
- Meu caro rato, sei que isso é um problema para você, mas não me afetará de maneira nenhuma – portanto não faça tanto escândalo!
O rato foi conversar com o porco, que sentiu-se incomodado por ter seu sono interrompido.
- Há uma ratoeira na casa!
- Entendo sua preocupação, e estou solidário com você – respondeu o porco. – Portanto, garanto que você estará presente nas minhas preces esta noite; não posso fazer nada além disso.
Mais solitário que nunca, o rato foi pedir ajuda à vaca.
- Meu caro rato, e o que eu tenho a ver com isso? Você já viu alguma vez uma vaca ser morta por uma ratoeira?
Vendo que não conseguia a solidariedade de ninguém, o rato voltou até a casa da fazenda, escondeu-se no seu buraco, e passou a noite inteira acordado, com medo que lhe acontecesse uma tragédia.
Durante a madrugada, ouviu-se um barulho: a ratoeira acabava de pegar alguma coisa!
A mulher do fazendeiro desceu para ver se o rato tinha sido morto. Como estava escuro, não percebeu que a armadilha tinha prendido apenas a cauda de uma serpente venenosa: quando se aproximou, foi mordida.
O fazendeiro, escutando os gritos da mulher, acordou e levou-a imediatamente ao hospital. Ela foi tratada como devia, e voltou para casa.
Mas continuava com febre. Sabendo que não existe melhor remédio para os doentes que uma boa canja, o fazendeiro matou a galinha.
A mulher começou a se recuperar, e como os dois eram muito queridos na região, os vizinhos vieram visita-los. Agradecido por tal demonstração de carinho, o fazendeiro matou o porco para poder servir aos seus amigos.
Finalmente, a mulher se recuperou, mas os custos com o tratamento foram muito altos. O fazendeiro enviou sua vaca ao matadouro, e usou o dinheiro arrecadado com a venda da carne para pagar todas as despesas.
O rato assistiu aquilo tudo, sempre pensando:
“Bem que eu avisei. Não teria sido muito melhor se a galinha, o porco e a vaca tivessem entendido que o problema de um de nós coloca todo mundo em risco?”

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os Sete Pecados do Mundo Empresarial

No mundo dos negócios, certas atitudes e mentalidades são fatais. Elas não apenas solapam sua carreira ou o seu empreendimento como também danificam a sua imagem – tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. As conseqüências de tais atitudes são tão nocivas que eu as classificaria como “os sete pecados capitais do universo empresarial”. São eles:
1 » Não aprender com os erros.
2 » Não compartilhar os ganhos e vitórias.
3 » Não assumir a responsabilidade sobre suas escolhas.
4 » Não investir em seus colaboradores.
5 » Não se atualizar.
6 » Não agir com ética.
7 » Não enxergar o ser humano que existe em cada funcionário, cliente e parceiro.

Carreira e Família

Já dizia uma antiga propaganda de TV que não basta ser pai, é preciso participar. Parafraseando esse comercial, eu diria que, para ser pai, não basta pagar. É preciso estar emocionalmente presente. Conciliar carreira e família é uma das principais preocupações – se não for a principal – de praticamente todo o mundo que trabalha. Muitos tentam desculpar-se de suas ausências e da falta de tempo para a família dizendo a si mesmos: “Mas eu trabalho para minha esposa e para meus filhos, compro tudo o que eles precisam...”. Esse é, sem dúvida, um esforço louvável.
Mas, e quanto às coisas que o dinheiro não pode comprar? Seu filho poderá vibrar quando você lhe der um brinquedo caro, mas também poderá se esquecer desse brinquedo um mês depois de tê-lo ganhado. Por outro lado, a lembrança do pai ou da mãe aplaudindo-o durante um campeonato na escola, brincando juntos ou apoiando-o num momento difícil é algo que ele jamais esquecerá. E é isso – e não os brinquedos e roupas caras – que o ajudarão a se tornar um adulto mais seguro e confiante.

Esforço Correto

O esforço e a dedicação são qualidades sempre lembradas quando o assunto é chegar ao sucesso. “Esforce-se e você vai chegar lá” é uma frase que ouvimos com freqüência. O que dizer então daqueles que se esforçam até demais, mas sentem que não estão chegando a lugar algum? Será que essa história de esforço não passa de conversa fiada? De algo que às vezes funciona, às vezes não, dependendo da “sorte” de cada um?
Se temos essa impressão é porque a frase está incompleta. O que se deveria dizer é: “Esforce-se corretamente e você chegará lá”. O esforço incorreto – ou seja, inconsciente e mal direcionado – não passa de um tremendo desperdício de energia. É o que nos faz ficar numa situação semelhante à de Alice no País das Maravilhas, naquela passagem na qual, depois de muito correr, ela percebe que se encontra exatamente no mesmo lugar.
Talvez possamos entender melhor o que é o esforço correto se observarmos o princípio budista que tem o mesmo nome. O esforço é correto quando é dirigido da forma certa, para os objetivos certos. E como se chega a isso? Um bom caminho consiste em observar os demais princípios. Se pensar bem, você verá que todos estão interligados e que nenhum pode funcionar adequadamente sem o outro. Esse conjunto de oito princípios é chamado pelos budistas de Senda Óctupla. Mas não é preciso vê-lo dentro de um contexto religioso. Seja qual for sua religião, ou mesmo que você não tenha nenhuma, um pouco de bom senso em nosso dia-a-dia nunca é demais. Além do esforço correto, os outros princípios são:
» Palavra correta » ser responsável pelo que você diz, evitar palavras que instigam reações negativas.
» Ação correta » ser ético e agir de acordo com o que você pensa.
» Meio de vida correto » ganhar seu sustento de forma honesta, sem explorar seus semelhantes.
» Atenção correta » saber discernir o que é realmente importante.
» Concentração correta » manter o foco e não se dispersar.
» Pensamento correto » usar sua mente a favor, e não contra você.
» Compreensão correta » desenvolver uma visão ampla e sem preconceitos de si mesmo, dos outros e do mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...