sábado, 6 de junho de 2009

Frase

"Para cada minuto que perdemos organizando as coisas, ganhamos uma hora."

Saiba Dizer Não

Muitas vezes você pode se encontrar em uma situação na qual você tem que recusar um projeto ou uma proposta. Sempre que isso acontecer, certifique-se de que você está agindo de forma ética em relação à pessoa ou à empresa que lhe apresentou a proposta. Evite enrolar, ganhar tempo ou usar desculpas esfarrapadas para justificar sua recusa. Explique suas razões de uma maneira objetiva e honesta. Se tiver de fazer críticas, que elas sejam bem fundamentadas e expressas de forma educada e cortês.
E nunca tente passar por cima do autor da proposta, recusando suas idéias e depois usando-as sem lhe dar crédito. Saber dizer não sem se queimar é fundamental para manter uma boa reputação e bons relacionamentos. Agir com descaso ou tentar dar uma de esperto às custos dos outros é a melhor forma de construir para si uma fama de pessoa desleal e pouco confiável.

Sobre a importância do “não”

"Hitler pode ter perdido a guerra no campo de batalha, mas terminou ganhando algo", diz M. Halter. "Porque o homem do século XX criou o campo de concentração e ressuscitou a tortura, e ensinou aos semelhantes que é possível fechar os olhos para as desgraças dos outros".
Talvez ele tenha razão: existem crianças abandonadas, civis massacrados, inocentes nos cárceres, velhos solitários, bêbados na sarjeta, loucos no poder.
Mas talvez ele não tenha nenhuma razão: existem os guerreiros da luz, que jamais aceitam o que é inaceitável.
As palavras mais importantes em todas as línguas são palavras pequenas. "Sim", por exemplo. Amor. Deus. São palavras que saem com facilidade, e preenchem espaços vazios em nosso mundo.
Entretanto, existe uma palavra - também muito pequena - que temos dificuldade em dizer.
“Não”.
E nos achamos generosos, compreensivos, educados. Porque o "não" tem fama de maldito, egoísta, pouco espiritual.
Cuidado com isto. Há momentos em que - ao dizer "sim" para os outros, você está dizendo "não" para si mesmo.
Todos os grandes homens e mulheres do mundo foram pessoas que, mais do que dizer "sim", disseram um NÃO bem grande a tudo que não combinava com um ideal de bondade e crescimento.
Os guerreiros da luz se reconhecem pelo olhar. Estão no mundo, fazem parte do mundo, e ao mundo foram enviados sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo.
Os guerreiros da luz sofrem por bobagens, se preocupam com coisas mesquinhas, se julgam incapazes de crescer. Os guerreiros da Luz de vez em quando se acreditam indignos de qualquer benção ou milagre.
Os guerreiros da luz com freqüência perguntam o que estão fazendo aqui. Muitas vezes acham que sua vida não tem sentido.
Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque perguntam. Porque continuam a procurar um sentido. Mas, sobretudo, porque tem capacidade de dizer “não” quando está diante de coisas que não pode aceitar.
Muitas vezes podemos ser chamados de intolerantes, mas é importante se abrir, e lutar contra tudo e contra todas as circunstâncias, se estamos diante de uma injustiça ou de uma crueldade. Ninguém pode deixar que, no final, Hitler tenha estabelecido um padrão que pode ser repetido porque as pessoas são incapazes de protestar. E para reforçar esta luta, é bom não esquecer as palavras de Johm Bunyan, autor do clássico “Pilgrim’s Progress”:
“Embora tenha passado por tudo que passei, não me arrependo dos problemas em que me meti – porque foram eles que me trouxeram onde desejei chegar. Agora, já perto da morte, tudo que tenho é esta espada, e a entrego para todo aquele que desejar seguir sua peregrinação”.
“Levo comigo as marcas e cicatrizes dos combates – elas são testemunhas do que vivi, e recompensas do que conquistei. São estas marcas e cicatrizes queridas que vão abrir as portas do Paraíso para mim”.
“Houve época em que vivi escutando histórias de bravura. Houve época em que vivi apenas porque precisava viver. Mas agora vivo porque sou um guerreiro, e porque quero um dia estar na companhia Daquele por quem tanto lutei”.
Enfim, cicatrizes são necessárias quando lutamos contra o Mal Absoluto, ou quando precisamos dizer “não” a todos aqueles que, às vezes com a melhor das intenções, procuram impedir nossa caminhada em direção aos sonhos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os Limites da Vaidade

A diferença entre a vaidade e o amor próprio.
O amor próprio é a vaidade na medida certa. É dedicar um tempo para cuidar da aparência e da forma física. É preocupar-se com sua imagem, tanto para fins pessoais quanto profissionais. Não há nada de errado nisso. Uma boa imagem abre muitas portas. Afinal, ninguém vai ter uma boa impressão de uma pessoa desleixada e com má aparência.
Agora, o problema é quando esses cuidados viram uma vaidade desenfreada. Lembre-se: se uma certa dose de vaidade é sinal de amor próprio e de respeito por si mesmo, a vaidade exagerada é sinal de desequilíbrio. E o mundo dos negócios não perdoa: quem se cuida é admirado. Mas quem se pavoneia é ridicularizado.

Twitter como ferramenta para e-commerce

Já ouço os mais antenados falando sobre a utilização do Twitter como ferramenta de vendas para suas lojas online, gosto de ouvir isso, pois vejo que existem profissionais e empresas antenadas e se esforçando para melhorar seu relacionamento com seus clientes, ou não!
O uso do Twitter como ferramenta de Marketing não é tão simples assim, e por não ser tão simples é muito legal. Eu sempre fico empolgado com novos desafios e o uso do Twitter para gerar negócios é um deles.

Primeiro, o que realmente é o Twitter?
O Twitter é uma miniatura de blog onde você utiliza micro posts (até 140 cartacteres) para passar sua mensagem. Por ser um micro post é muito mais dinâmico que um blog, ou seja, tem que suar a camisa “postando”. Conforme você vai tendo conteúdo interessante, as pessoas vão te seguindo e interagindo com seu conteúdo, quanto mais pessoas te seguirem maior será sua audiência e seu resultado.

Atualmente minha visão sobre o Twitter no E-commerce tem 3 utilizações, levar os seus leitores aos serviços e/ou produtos, informar seus leitores sobre atualidades ou tirar dúvidas em tempo real servindo como um centro de atendimento público.

Para dar Certo
Por se tratar de uma aplicação muito dinâmica, não adianta você criar um usuário e de vez em quando twittar alguma informação, isso é se iludir e depois culpar o Twitter que não presta.

Sua empresa tem um blog? Se tem, ótimo, já está no caminho certo, quantos posts por mês há em seu blog? 5, 15, 30 posts, você que tem um blog sabe o quanto de tempo é necessário para postar constantemente e saiba que é ainda mais dinâmico o uso do Twitter. Sua empresa não tem um blog, então comece por ele, pegue ritmo, depois parta para o Twitter, se fizer direitinho com certeza seus clientes ou futuros clientes irão adorar.

Quem são os brasileiros no Twitter
Todo mundo que usa o Twitter tem curiosidade de saber quem são os brasileiros que usam a ferramenta. No fim de abril, a agência Bullet, especializada em marketing promocional, lançou uma pesquisa para descobrir o perfil dos twitteiros no país. O estudo foi conduzido por Bruna Calheiros, responsável por Presença Digital da Bullet – blogueira e twitteira frequente.
Os resultados da pesquisa, divulgados hoje, apontam que o usuário brasileiro médio é homem, tem entre 21 e 30 anos, é solteiro, mora nos estados de São Paulo ou Rio de Janeiro, está na universidade ou já concluiu o Ensino Superior.
São brasileiros heavy users, que passam cerca de 50 horas por semana conectados. Estão no Twitter há menos de um ano, ou seja, entraram nesse momento de maior crescimento do site. Os brasileiros costumam acompanhar em média 111 pessoas e são seguidos por 158 – um pouco mais que a média internacional de 70 seguidores.
Um ponto importante: 60% dos twitteiros brasileiros têm blogs. Eles usam ferramentas 2.0 como Orkut, YouTube, Facebook, Flickr, Last.fm e Google Reader e a maioria replica tweets interessantes.
Para se atualizar, os usuários nacionais usam o próprio Twitter, portais de notícias, blogs e amigos. Conheceram o Twitter por meio de amigos, por boca a boca e em posts de outros blogs.
A pesquisa também apontou que quase 54% dos twitteiros gostam de ações publicitárias na ferramenta, desde que elas tenham relevância. É um dado fundamental para empresas que já criaram ou vão criar seus perfis no Twitter. Metade do total nunca participou de nenhuma ação, mas tem interesse. Cerca de 70% seguem ou já seguiram perfis corporativos, de eventos ou campanhas.

Equilíbrio

Segundo o Novo Testamento: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Apocalipse 3: 14-16)

Em uma história zen: uma fervorosa budista esforçava-se para desenvolver seu amor ao próximo. Mas sempre que ia ao mercado, um comerciante lhe fazia propostas indecorosas.
Certa manhã chuvosa, quando o homem lhe importunou mais uma vez, ela perdeu o controle e feriu seu rosto com o guarda-chuva. Nesta mesma tarde, foi procurar um monge e relatou o ocorrido.
"Tenho vergonha", disse. "Não consegui controlar meu ódio".
"Você agiu errado em odiá-lo", respondeu o monge. "Da próxima vez que ele disser algo, encha seu coração de bondade. E torne a bater com seu guarda-chuva, porque ele só entende esta linguagem”.

No Dia do Perdão Judaico: No dia do Yom Kyppur, o rabino Elimelekh de Lisensk levou seus discípulos até a oficina de um pedreiro. "Reparem o comportamento deste homem", disse. "Porque ele consegue entender-se bem com o Senhor".
Sem notar que estava sendo observado, o pedreiro terminou seus afazeres e foi para a janela. Tirou dois pedaços de papel do bolso, e levantou-os para o céu, dizendo:
"Senhor, numa folha escrevi a lista de meus pecados. Eu errei, e não tenho porque esconder que Te ofendi várias vezes. Entretanto, no outro papel está a relação dos Teus pecados para comigo. Exigiste de mim além do necessário, me trouxeste momentos difíceis, e me fizeste sofrer. Se compararmos as duas listas, o Senhor está em débito para comigo. Mas como hoje é o Dia do Perdão, Tu me perdoas, eu te perdôo, e continuaremos juntos o nosso caminho por mais um ano".

Em uma história islâmica: Muhammad ib Suqah conta a história de Abddulah e Mansur, dois fiéis muçulmanos. Certo dia, Abddulah pediu ajuda ao amigo.
O tempo foi passando, e nenhuma ajuda foi dada. Um dia, Mansur perguntou: "Meu irmão, você me pediu ajuda, e eu não fiz nada. No entanto, você parece não ter se irritado com isto”.
"Temos uma longa amizade. Aprendi a amar-te antes de precisar de um favor", respondeu Abddulah. "E consigo continuar te amando, não importa se tu me atendes ou não".
Mansur respondeu: “Não atendi porque queria saber a força de teu desejo. Vi que esta força é maior que a discórdia e o ódio; amanhã você terá o que pediu".

Segundo um casal mais velho: os dois tomavam café no dia das Bodas de Ouro. A mulher passou manteiga da parte crocante do pão, e a estendeu para o marido, ficando com o miolo. "Sempre quis comer a melhor parte", pensou consigo mesma. "Mas eu o amo, e durante estes cinqüenta anos procurei me controlar, e lhe dei o miolo. Hoje gostaria de satisfazer meu desejo".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso. “Obrigado por este presente! Durante cinqüenta anos sempre quis comer a casca do pão. Mas para manter a harmonia em nosso casamento, como você sempre gostava tanto, eu nunca ousei pedir”.

Segundo um casal mais moço: O marido recebeu de Natal duas belas gravatas de sua esposa. Satisfeito, vestiu seu melhor terno, escolheu uma das gravatas que havia ganho e convidou-a para jantar fora. Enquanto comiam, reparou que a esposa parecia muito triste.
"Meu bem, estou me sentindo ansiosa e desequilibrada", disse ela depois de um longo silêncio. "Por que está usando esta gravata? Não gostou da outra?”

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Frase

" O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade."
Winston Churchill

O Sucesso Que Ninguém Pode Roubar

No ambiente de trabalho, convivemos com todo tipo de pessoa. Algumas são éticas e honestas. Outras, nem tanto. Cedo ou tarde vai aparecer alguém disposto a puxar o tapete, roubar uma idéia ou assumir créditos pelo que não fez. Como todo empreendedor de carteira assinada sabe, isso é parte inevitável do caminho. É preciso aprender a manter a cabeça fria e jamais pagar na mesma moeda.
Lute por seus direitos, mas sempre de forma ética e equilibrada. Se a sua meta é o progresso profissional, não permita que os desonestos de plantão o afastem do seu caminho. Truques, golpes e estratagemas podem funcionar por algum tempo, mas nunca a longo prazo. Só o talento e a eficiência garantem o sucesso duradouro, e isso ninguém pode roubar de você.

Network sem Hipocrisia

Muita gente acha que para formar uma boa rede de contatos é preciso se aproximar de pessoas ricas e influentes. Mas não é bem assim. Para formar uma boa network, é preciso se aproximar de todo mundo. Primeiro, por uma questão de princípios. Ser simpático só com os “bacanas” e ignorar os demais não passa de um puxa-saquismo dos mais hipócritas. Segundo, porque é preciso ser muito míope para não perceber que todos têm seu valor e sua importância.
Se você for atencioso com um executivo, mas desprezar sua secretária, estará cometendo um erro fatal. É a secretária que facilitará ou não seu acesso ao executivo. Se você for cortês com o dono da empresa e rude com o porteiro do prédio, também estará cometendo outro equívoco. O porteiro poderá lhe dar, ou não, informações valiosas para facilitar seu contato com o dono da empresa. Fica aqui a lição da proprietária de uma célebre empresa de locação de imóveis. Quando lhe perguntaram o segredo de seu sucesso, ela disse: “O segredo são todos os porteiros, zeladores, secretárias e office-boys que eu tenho em minha network”.

O 8º Pecado Capital

Todo mundo já ouviu falar dos sete pecados capitais. Mas está na hora de acrescentar à lista o oitavo pecado, a omissão. “Pecamos” não só pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer. E isso ocorre tanto nas esferas mais amplas, como a social, como nas mais restritas, como nosso ambiente de trabalho ou nossas relações familiares. Reclamar, nós sabemos. Fazemos isso o tempo todo, em conversas com amigos e colegas ou até mesmo nos bate-papos com o motorista de táxi ou com o zelador do prédio. Contudo, queixar-se sem transformar a indignação em atitudes concretas também é uma forma de omissão. Omitir-se significa abrir mão de nosso poder de agir. E se fizermos isso com freqüência, podemos chegar ao ponto de pensar que não temos poder algum, que somos meras vítimas impotentes do acontecimentos, das circunstâncias e da vontade alheia.
Se olharmos ao redor, porém, veremos que não faltam exemplos de pessoas que desmontaram toda essa falácia. É o caso de Helen Keller. Essa americana nascida no Alabama em meados do século 19 tornou-se cega e surda aos dois anos de idade. No entanto, rompendo barreiras que a muitos pareciam intransponíveis, aprendeu a comunicar-se, escreveu livros e realizou inúmeras palestras e conferências, permanecendo até hoje como uma poderosa fonte de inspiração e alento. Helen Keller costumava dizer: “Sou apenas uma pessoa, mas, ainda assim, sou uma pessoa. Não posso fazer tudo, mas, ainda assim, posso fazer alguma coisa. Não me recusarei a fazer o que eu posso fazer”.

Lucro e Responsabilidade

Já se foi o tempo em que o empresário se preocupava apenas com o lucro de sua empresa. Hoje, um empresário digno desse nome se preocupa também com o retorno que sua empresa gera à sociedade e ao meio-ambiente. É a isso que chamamos de responsabilidade sócio-ambiental. Há empresas que levam o assunto tão a sério que chegam a investir uma porcentagem de sua renda bruta em projetos educacionais, culturais e ambientais.
Cabe ao consumidor consciente verificar se os fabricantes dos produtos que eles consomem estão alinhados a essa iniciativa. Rótulos que indiquem se a empresa é amiga da criança, se financia fundações e entidades ligadas a causas sociais e ambientais não são mera propaganda. São uma forma concreta de mudar para melhor a realidade em que vivemos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Frase

Algumas pessoas olham para o passado e perguntam "por quê?"
Prefiro olhar para o futuro e perguntar "por quê não?"
Bernard Shaw

Seu Suor Vale Ouro

É comum ouvirmos pessoas queixando-se de que seus esforços não produzem os resultados esperados. Às vezes, nós mesmos nos queixamos disso. “Me esforcei tanto e não adiantou nada”, é a sensação que nos invade nessas ocasiões. E é verdade. Realmente nos esforçamos. O problema é que, provavelmente, o esforço foi mal-direcionado. Talvez tenha sido a ação certa para os objetivos errados. Ou a ação errada para os objetivos certos. Ou talvez, ainda, tenha sido a ação certa para o objetivo certo, mas passando pela pessoa errada, no lugar errado e no momento errado.
O esforço eficaz é mais do que fazer corretamente o seu trabalho. É mais do que dedicar-se integralmente e dar tudo de si. Para que seus esforços produzam o resultado desejado, você deve saber como empregá-los de uma forma estratégica. Seus esforços devem estar inseridos num plano de ação mais amplo, que compreende também uma avaliação do lugar, do momento e das pessoas envolvidas. Em resumo, não se trata apenas de fazer alguma coisa, mas de saber o que fazer, como, quando, onde, para quem e para quê. Lembre-se, seu suor vale ouro. Não o desperdice.

Liderança e Equilíbrio

O entusiasmo de um líder inspira os demais, contribuindo para manter a equipe motivada e envolvida. Mesmo que algo não saia conforme o planejado, mostre-se confiante para evitar que seus colaboradores fiquem desestimulados. Atitudes positivas ajudarão a equipe a superar os revezes. Já o pessimismo é contagioso e se espalha como erva daninha. Se as metas estabelecidas não forem alcançadas, procure fazer uma avaliação objetiva e imparcial da situação.
Em vez de buscar bodes expiatórios, deixe que cada um assuma a responsabilidade por seus atos. E se falhas individuais vierem à tona, mantenha sua avaliação no plano profissional, e nunca pessoal. Se seus colaboradores acharem que você acredita no seu potencial, farão de tudo para não decepcioná-lo. Mas se sentirem humilhados, dificilmente encontrarão a motivação necessária para superar as falhas.

Administrando Conflitos

O conflito é uma conseqüência natural da interação humana. Coloque dois ou mais indivíduos juntos por algum tempo e, fatalmente, uma diferença de opinião surgirá. Essas diferenças podem ser produtivas, desde que as pessoas estejam dispostas a ouvir e a aprender umas com as outras. Se virar guerra de egos, porém, o único resultado são os bate-bocas e o ressentimento. Administrar conflitos não é fácil. Mas é fundamental para que seus colaboradores se unam em torno de um objetivo comum.
Não permita que as discussões de trabalho se transformem em atritos pessoais. Garanta a cada um o direito de ser ouvido. E se tiver que apontar algum aspecto negativo da conduta de alguém, procure apontar também algum aspecto positivo. Um conflito é bem administrado quando faz as pessoas refletirem sobre seus possíveis erros. Mas se, em vez disso, elas se sentirem injustiçadas e ressentidas, então o conflito não foi administrado – foi apenas intensificado e, cedo ou tarde, voltará a eclodir.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Coragem

Segundo o dicionário: do latim cor, coração s. f.; firmeza de espírito, energia diante do perigo; intrepidez; ânimo; valentia; perseverança.

Para Jesus Cristo: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. (Mateus 5:13-15)

No calor da luta: Ontem eu tive coragem de lutar. Hoje terei coragem de vencer (Bernadette Devlin, ativista política católica na Irlanda do Norte)

Em um discurso: O povo há de virar suas costas para aqueles que insultam a dignidade humana, ao descrever que uns devem ser os mestres, outros os servos. Porque isso transforma cada pessoa em um predador, cuja sobrevivência depende da destruição do outro. Assim teremos criado uma sociedade corajosa, que reconhece que tanto negros como brancos pertencem à mesma raça, nasceram iguais, e tem os mesmos direitos de liberdade, prosperidade, e democracia. Esta sociedade jamais deverá aceitar de novo a existência de prisioneiros de consciência (Nelson Mandela, que durante 28 anos foi prisioneiro de consciência, ao receber o prêmio Nobel da Paz, 10/12/1993)

Diante do mal absoluto: dois rabinos tentam de todas as maneiras levar o conforto espiritual aos judeus na Alemanha nazista. Durante um ano, embora mortos de medo, enganam a Gestapo (polícia secreta) e realizam ofícios religiosos em várias comunidades.
Finalmente são presos. Um deles, apavorado com o que pode acontecer dali por diante, não para de rezar. O outro passa o dia inteiro dormindo.
- Por que você dorme: - pergunta o rabino assustado. – Não está com medo? Não sabe o que pode nos acontecer?
- Eu tive medo até o momento da prisão. Agora que estou preso, de que adianta temer? O tempo do medo acabou; agora começa o tempo da coragem de enfrentar seu destino.

Em uma praia: O que está a sua volta? Não existe alegria nem coragem, apenas terror neste belo entardecer. Terror de ficar sozinho, terror do escuro que povoa a imaginação de demônios, terror de fazer qualquer coisa fora do manual do bom comportamento, terror do julgamento de Deus, terror dos comentários dos homens, terror de arriscar e perder, terror de ganhar e ter que conviver com a inveja, terror de amar e ser rejeitado, terror de pedir aumento, de aceitar um convite, de ir para lugares desconhecidos, de não conseguir falar uma língua estrangeira, de não ter capacidade de impressionar os outros, de ficar velho, de morrer, de ser notado por causa de seus defeitos, de não ser notado por causa de suas qualidades, de não ser notado nem por seus defeitos, nem por suas qualidades. (in "O demônio e a Srta. Prym", 1998)

Segundo um sábio: A coragem se manifesta em atos, não em palavras; não é blefe, arrogância, ou loucura. Um homem corajoso é aquele que ousa fazer o que acha certo, e agüenta com as conseqüências de seus atos – sejam eles políticos, sociais ou individuais.

O homem pode obedecer a outro por duas razões: por medo de ser punido, ou por amor. A obediência derivada do amor ao próximo é mil vezes mais poderosa que o medo do castigo. (Mahatma Ghandi, 1869 – 1948)

Empreendedores Que Fizeram História

Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, foi um dos maiores empreendedores que o Brasil já teve. Mauá nasceu no século 19. Era órfão e começou a vida como balconista. Autodidata, aos 23 anos tornou-se gerente e, logo depois, sócio da firma onde trabalhava. Empreendedor nato, dividiu-se entre as atividades de industrial e banqueiro. Foi dono da maior indústria do país na época. Pioneiro no campo dos serviços públicos, fundou uma companhia de gás para a iluminação pública e companhias de navegação.
Também implantou a primeira estrada de ferro do país, entre muitas outras iniciativas.Visionário e inovador, Mauá atraiu muitos inimigos. Até que as intrigas políticas o obrigaram a se retirar dos negócios. É um exemplo clássico de como o sucesso atrai a inveja. Mas o fato é que Mauá entrou para a história como sinônimo de empreendedorismo. E quanto a seus inimigos... Quem é mesmo que se lembra deles?

Planejar é Comprometer-se Com o Sucesso

Se quisermos ser bem-sucedidos devemos nos comprometer com o sucesso. Isso significa assumir um compromisso consigo mesmo, o compromisso de agir para alcançar os objetivos que você próprio determinou. Essa ação rumo ao seu objetivo é uma caminhada que começa com o primeiro passo. E prossegue com o segundo, o terceiro... Cada passo é um movimento planejado para que você se aproxime cada vez mais de suas metas. O planejamento evita o desperdício de energia e de recursos e dá vida a uma idéia, direcionando-a para que se torne um negócio bem-sucedido em vez de um esforço inútil.
O planejamento eficaz é aquele que estabelece etapas e prazos realistas e dispõe da melhor forma possível dos recursos disponíveis. Porém, é preciso ter bom senso na hora de seguir seu plano de ação. Um plano muito rígido pode engessar sua criatividade e iniciativa. Um plano que é alterado a toda hora pode não levá-lo a lugar algum. Encontrar o meio-termo é o segredo de um planejamento eficiente.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Teoria Versus Prática

Certo dia, um discípulo perguntou ao mestre: “Quanto tempo vou levar para me tornar um sábio?” O mestre respondeu: “Cerca de dez anos”. Inconformado, o discípulo insistiu: “Mas eu vou estudar todos os dias e gastar cada minuto de meu tempo lendo e pesquisando pergaminhos e escrituras”. O mestre disse: “Bem, nesse caso você vai levar uns vinte anos”. Esta história nos chama a atenção para a importância de colocarmos os conhecimentos em prática.
Para o discípulo, tudo era uma questão de afundar na teoria, de acumular informações, de mergulhar nos livros e nos estudos. No entanto, nem uma única vez ele mencionou a prática, o desejo de colocar em ação tudo o que se dispunha a aprender. De nada adianta transformar-se em uma enciclopédia ambulante e não ser capaz de concretizar uma única idéia, de usar seu conhecimento para modificar para melhor a realidade à sua volta. Lembre-se: não existe empreendedor teórico. Quem sabe, faz. E quem não sabe, aprende fazendo.

Arquivos em "estado cru" melhoram qualidade e preservam mais informações sobre as fotos

Veja a diferença entre os formatos. à esquerda, o RAW, e à direita, o Jpeg / Foto: Fabio Seixo
Clique na imagem para ampliar

A maioria das câmeras Prosumer atende a fotógrafos profissionais também porque elas permitem fotografar em formato nativo. Estes formatos são conhecidos como RAW - que é, basicamente, uma extensão, assim como JPEG, PSD ou TIFF. Fotos em RAW funcionam como "negativos digitais". A posse deste arquivo já é considerada, na maioria dos tribunais, prova de autoria da imagem. Portanto, nunca mandem seus arquivos RAW para ninguém.
A grande vantagem de se fotografar em RAW é poder "revelar" a imagem posteriormente. Significa que este arquivo ainda não foi processado, ou seja, encontra-se em estado cru (raw).
Além de garantir uma gama de informação nas altas e baixas luzes muito superior ao JPEG, é um formato muito elástico: a partir de uma foto em RAW, pode-se escolher o espaço RGB, contraste, temperatura de cor e muitos outros parâmetros. O interessante é saber que ali se encontra o máximo de qualidade que a sua câmera digital consegue produzir.
No entanto, ocupa mais espaço e tempo! Fotografar em RAW significa ter menos fotos por cartão de memória e demorar mais processando os arquivos, tanto na câmera quanto no computador. A relação é mais ou menos esta: uma imagem em RAW é três a quatro vezes mais pesada que um JPEG e duas a três vezes mais leve que um TIFF.
Existe um número considerável de formatos RAW. Os mais conhecidos são .CRW e .CR.2 (Canon), .NEF (Nikon) e por aí vai. Cada fabricante tem seus formato para manter certas características "únicas" de cada câmera.
Para organizar esta bagunça, a Adobe (fabricante do Photoshop) lançou o formato DNG (digital negative), na tentativa de unificar todos formatos nativos e forçar os fabricantes a usá-lo. Já existem câmeras que fotografam em DNG. A vantagem é que teremos a certeza de, no futuro, conseguir abrir este arquivo pelo Photoshop.
Estou enfatizando a escolha das câmeras Prosumer e o uso de arquivos RAW também para mostrar que o fotógrafo amador pode conseguir um material de qualidade técnica muito perto do profissional.
Para se ter uma ideia, o Image Bank, um dos principais sites de comercialização de imagens do mundo, fez uma parceria com o Flickr para a venda de fotos de alguns usuários. Imagine sua foto se transformando numa publicidade no futuro. Só é possível com qualidade, e RAW é um formato que garante isso. Se for bem capturado e processado vai proporcionar resultados surpreendentes.

Fonte: O Globo Digital
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