quarta-feira, 3 de junho de 2009

Administrando Conflitos

O conflito é uma conseqüência natural da interação humana. Coloque dois ou mais indivíduos juntos por algum tempo e, fatalmente, uma diferença de opinião surgirá. Essas diferenças podem ser produtivas, desde que as pessoas estejam dispostas a ouvir e a aprender umas com as outras. Se virar guerra de egos, porém, o único resultado são os bate-bocas e o ressentimento. Administrar conflitos não é fácil. Mas é fundamental para que seus colaboradores se unam em torno de um objetivo comum.
Não permita que as discussões de trabalho se transformem em atritos pessoais. Garanta a cada um o direito de ser ouvido. E se tiver que apontar algum aspecto negativo da conduta de alguém, procure apontar também algum aspecto positivo. Um conflito é bem administrado quando faz as pessoas refletirem sobre seus possíveis erros. Mas se, em vez disso, elas se sentirem injustiçadas e ressentidas, então o conflito não foi administrado – foi apenas intensificado e, cedo ou tarde, voltará a eclodir.

Um comentário:

  1. Uma dica que dou sempre aos meus é...qdo for colocar algum aspecto negativo não coloque como causador a pessoa, mas a situação...ao invez de falar: vc me faz isso ou aquilo, falar qdo vc faz isso eu me sinto assim ou assado. Parece uma simples questão de semantica, mas ao ouvirmos faz muita diferença, baixamos a guarda e escutamos ao invez de logo nos defendermos.

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