segunda-feira, 20 de julho de 2009

Renove-se

O que você vai fazer hoje no trabalho? O mesmo de sempre? Que tal parar para pensar no que você poderia fazer de diferente? Se você tem a sensação de que sua rotina está muito cômoda e confortável, então está na hora de mudá-la. A acomodação não é um sinal de que tudo está bem. É um sinal de que você parou de tentar tornar as coisas melhores.
O grande problema é que esse conforto é ilusório. Nesse exato momento, uma legião de profissionais talentosos e competentes está usando toda sua energia para obter um novo emprego ou conseguir uma promoção. Se você não achar nada que possa ser melhorado em sua rotina, eles com certeza acharão. Não espere o chefe dizer que a empresa precisa de sangue novo. Renove-se enquanto é tempo.

Conciliando Trabalho e Família

Conciliar trabalho e família é uma missão que desafia a todos nós. Hoje em dia, fala-se muito no “tempo qualitativo”: não importa que você passe pouco tempo com sua família, o que importa é que esse tempo seja bem aproveitado. Sinto dizer que não é bem assim. O ideal é passarmos muito tempo com a família, e que todo esse tempo seja bem aproveitado. Mas, se isso não for possível, resta-nos fazer bom uso do pouco tempo de que dispomos. Fazer bom uso implica dedicação total. Se hoje você conseguiu passar duas horas com seus filhos, mas durante esse período ficou pensando em negócios, problemas profissionais, reuniões e projetos, então você não passou duas horas com seus filhos. Não se engane com o consolo de que você faz isso pelo bem de seus entes queridos. Suprir as necessidades materiais da família é apenas uma parte de nossa função. O verdadeiro desafio é suprir, também, as necessidades emocionais e afetivas.

Segredos de um Vendedor de Sucesso

John Johnson é um desses empreendedores cuja trajetória nos enche de espanto e admiração. Neto de escravos, teve uma infância paupérrima. Começou sua vida profissional como corretor de seguros e... tornou-se sócio da empresa. Mas não parou por aí. Tornou-se, também o fundador de um império na área editorial, o que fez dele o maior empresário afro-americano dos Estados Unidos. Com base em sua experiência, ele resumiu em três princípios os segredos de um vendedor de sucesso:
1 » Capte a atenção do cliente nos primeiros dois ou três segundos.
2 » Encontre o ponto vulnerável. Todo mundo tem alguma coisa que o fará dizer sim.
3 » Encontre e cultive pontos em comum. Você e o cliente podem discordar a respeito de várias coisas, mas você não está lá para falar do que os separa. Você está lá para enfatizar os valores, as esperanças e as aspirações que unem vocês dois.

Liderar Ou Pressionar?

Muito se tem falado no papel do líder e nas características da boa liderança. É um belo discurso, sem dúvida. Mas na vida real, a coisa nem sempre é assim. Quando a pressão por resultados aumenta – e ela sempre aumenta – não é fácil transformar a teoria em prática. Nessa hora, são raros os que conseguem evitar a tentação de recorrer a um velho método, execrado por todos os cursos, livros e cartilhas de liderança: repassar a pressão para os funcionários e colaboradores. E haja intimidação, coação, ameaças e demonstrações de autoritarismo.
Para evitar isso, o autocontrole é fundamental. Uma coisa é dividir responsabilidades. Outra, muito diferente, é impor aos demais a pressão que você próprio está sentindo. Tentar aliviar-se estressando os outros só vai fazer com que toda essa pressão retorne a você. E em dobro.
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