quinta-feira, 9 de julho de 2009

Concentre-se na Solução, Não no Problema

Talvez um dos melhores conselhos que já ouvi para lidar com as preocupações é o seguinte: concentre-se nas soluções, não nos problemas. É claro que, para encontrar as melhores soluções, você deve entender a fundo o problema. Ocorre que entendê-lo não significa remoê-lo. Trata-se de uma diferença de abordagem. Remoer é pensar de forma repetitiva, obsessiva até, e sempre com uma forte carga emocional. Essa distorção pode acabar transformando o problema num agente catalizador de tudo o que anda mal em nossa vida – até de coisas que nada tem a ver com o problema.
É o que acontece quando você começa a pensar: “Se eu conseguisse resolver determinada situação com meu chefe, minha carreira deslancharia e eu receberia uma promoção. Com a promoção, eu teria mais dinheiro, minha mulher pararia de reclamar e nossa vida conjugal iria melhorar. E sem tantas preocupações na cabeça, eu poderia dar mais atenção aos meus filhos e estreitar nosso relacionamento. E com tudo isso minha angústia e minha insatisfação acabariam, e eu com certeza seria mais feliz”. Será?
Quando o problema recebe toda essa carga emocional, ele se torna avassalador e paralisante – a tal ponto que nem sequer conseguimos enxergar a solução, por mais óbvia que ela às vezes possa ser. A compreensão de um problema requer uma análise objetiva, feita com equilíbrio e com um certo distanciamento crítico. Exige que ele seja reduzido à sua essência, em vez de ser expandido em uma série de ramificações, frequentemente imaginárias. Só depois disso é que podemos nos concentrar nas soluções, e não nos problemas.

Um comentário:

  1. Tbm dá pra fazer isso com defeitos e qualidades das pessoas e nossas. Defeitos todos temos e teremos, mas o que nos faz diferentes é a nossa qualidade. é ela que nos ensina, que nos acrescenta algo mais e é nela que devo me concentrar frente ao outro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...