sábado, 19 de setembro de 2009

Crítica Construtiva: Você Sabe Mesmo o Que é Isso?

A expressão “crítica construtiva” virou chavão. Tão desgastada ficou devido ao uso equivocado que seu sentido original quase se perdeu. Todo mundo que critica alguém ou alguma coisa costuma dizer que suas críticas são construtivas. Mas será que são mesmo? A crítica construtiva é aquela que pode contribuir para mudar o estado das coisas. Já a crítica pela crítica não serve para nada: indica ressentimento, ou até mesmo inveja, por parte de quem criticou e inspira animosidade em quem é criticado.

Uma crítica é construtiva quando:
É objetiva » ou seja, vai direto ao ponto. Quanto mais vaga e genérica for a crítica, mais inconseqüente e sem fundamentos ela vai parecer.
É feita com conhecimento de causa » a pessoa que critica deve transmitir credibilidade e, para isso, deve saber bem o que está falando – de preferência, mostrando que já teve de lidar com situações semelhantes àquelas que está criticando. Do contrário, o criticado vai apenas dar de ombros e pensar: “Essa pessoa não sabe o que é estar no meu lugar”.
Demonstra equilíbrio » a linguagem física e verbal da pessoa que critica é importantíssima. A crítica deve ser feita com segurança e serenidade. Lembre-se: mesmo que sua crítica tenha fundamento, ela perde a razão se for feita por meio de gritos, impropérios e ofensas pessoais.
Apresenta soluções » como diz o ditado, criticar é fácil, fazer é que é difícil. A boa crítica deve apresentar, ou pelo menos sugerir soluções viáveis ao que está sendo criticado
Não destrói a auto-estima de quem está sendo criticado » se o objetivo é construir, e não apenas demolir, então a crítica não pode assumir tons desdenhosos, zombeteiros ou condescendentes. Ao contrário: deve conter algum tipo de incentivo ao criticado. Uma forma de fazer isso é lembrá-lo de que, apesar de estar sendo criticado naquele momento, ele possui qualidades positivas que podem ajudá-lo a corrigir o problema.
É confidencial » com exceção da política e dos meios de comunicação, que requerem o debate público e a crítica aberta, as críticas de cunho pessoal ou profissional devem ser feitas por meio de uma conversa particular com o criticado. Criticar uma pessoa para outras ou na frente de outras serve para humilhá-la, e não para ajudá-la.
É orientada para o criticado, e não para o crítico » cuidado com a tentação de fazer da crítica uma forma de "brilhar", de exibir conhecimentos e de demonstrar uma pretensa superioridade intelectual. Nenhuna crítica pode ser construtiva se o crítico transformá-la em um palco para massagear seu ego às custas do objeto de suas críticas.

A crítica é assunto sério. Ela pode ajudar a construir, mas também pode ajudar a destruir. Ter boas intenções não basta. Ninguém gosta de ser criticado, e dizer frases como: “Estou falando isso para o seu bem” dificilmente surtirá algum efeito positivo se o autor da crítica não tiver sensibilidade suficiente para estabelecer um diálogo aberto e sincero com a pessoa que ele está criticando. Entender o que é uma crítica construtiva com certeza ajuda. Assim, aqui vão mais alguns elementos de reflexão para complementar a mensagem anterior.
Antes de criticar, dê o exemplo. Nada desmoraliza mais uma crítica e o seu autor do que atitudes do tipo: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Não confunda alhos com bugalhos. Se houver alguma desavença pessoal entre você e a pessoa que você está criticando, é melhor resolvê-la antes de criticar. Do contrário, o criticado poderá desconsiderar sua crítica por pensar que você está apenas buscando uma desforra.
Observe o momento certo para fazer sua crítica. Às vezes é necessário esperar um pouco e esfriar a cabeça antes de criticar. Críticas despejadas no calor de uma discussão dificilmente funcionam – servem apenas para acirrar os ânimos e jogar mais lenha na fogueira. Por outro lado, esperar demais também não é uma boa tática. Com o tempo, as pessoas tendem a minimizar os erros que cometeram ou até mesmo esquecê-los, o que obviamente aumentará sua rejeição à crítica.
Não faça da crítica um hábito. A crítica construtiva deve ser vista como uma intervenção ocasional, necessária para que determinadas situações sejam corrigidas. Se você tiver de criticar constantemente a mesma pessoa pelos mesmos motivos, é evidente que a crítica não está funcionando e que outras soluções devem ser buscadas.

Um comentário:

  1. gostava de saber exemplos de fazer uma critica construtiva e que tenha ajudado o criticado. em qualquer situação ,que tivesse melhorado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...