segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Arte da Individualidade

As pessoas que perseguem fórmulas para chegar ao sucesso correm um sério risco: o de adotar pensamentos e atitudes “padrão” que, a seu ver, devem ser seguidos para que esse objetivo seja alcançado. Se é verdade que certos hábitos e comportamentos produzem resultados mais eficazes para os que desejam aumentar suas chances de chegar ao topo, também é verdade que tudo isso deve ser processado e adaptado às características individuais de cada um. Afinal, você não vai se destacar apenas por possuir a melhor, mais cara e mais moderna ferramenta do mercado. Você vai se destacar pelo uso que fizer dessa ferramenta.
Podemos aprender quais ferramentas devemos adquirir. Na verdade, não há grande mistério nisso. Saber relacionar-se, cultivar a imagem e a reputação, comunicar-se de maneira eficaz e uma série de outras habilidades fazem parte de qualquer lista de ingredientes para o sucesso. No entanto, é sua forma pessoal e única de aplicar essas habilidades que fará a diferença.
Em um texto chamado A Arte da Individualidade, o milionário do petróleo J. Paul Getty diz: “Na minha opinião, ninguém pode alcançar o sucesso real e duradouro ou ‘ficar rico’ nos negócios sendo um conformista. Um empresário que queira ser bem-sucedido não pode se permitir imitar os outros ou comprimir seus pensamentos e ações em moldes vulgares e desgastados. Ele precisa ser muito mais um individualista que saiba pensar e agir independentemente. Precisa ser um empreendedor original, criativo, engenhoso e totalmente autoconfiante. Se me for permitida a analogia, precisa ser um artista criativo em vez de meramente um artesão dos negócios”.
É preciso observar que a individualidade a que se refere J. Paul Getty diz respeito ao cultivo das características únicas e originais de cada um. Obviamente, a intenção não é incentivar o isolamento, a não cooperação e a falta de sensibilidade social - estamos falando de individualidade, e não de individualismo. Você pode cooperar e ser sensível às necessidades dos outros e, ainda assim, destacar-se por sua originalidade e capacidade de inovação. Não faltam exemplos de pessoas bem-sucedidas para nos mostrar que isso é possível.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...