sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pimenta nos Olhos dos Outros...

Tenho por hábito colecionar lendas e contos populares que podem nos transmitir bons exemplos de sabedoria pragmática. Uma delas é a história de um rato que pediu ajuda à galinha para se livrar da ratoeira que tinham acabado de colocar na casa da fazenda onde ele vivia. “Não é problema meu”, disse a galinha. O rato então, recorreu ao porco e à vaca, mas ouviu a mesma resposta. “Não temos nada a ver com isso”, responderam-lhe os animais da fazenda. “Ratoeira é problema de rato.”
Naquela mesma noite, uma cobra venenosa ficou presa na ratoeira e picou a dona da casa. A mulher ficou doente e o marido matou a galinha para fazer uma canja. Os amigos foram visitar a mulher, e o homem matou o porco para o jantar. Por fim, a mulher morreu e o homem matou a vaca para servir às pessoas que compareceram ao funeral. Moral da história: uma ratoeira na casa coloca toda a fazenda em risco. Lembre-se disso da próxima vez em que achar que o perigo é só para os negócios dos outros, e não para o seu.

Um comentário:

  1. Adoro contos populares e ditados...rsrsrsrs falam-nos as verdades sutilmente e se estivermos preparados conseguimos não só escuta-la como ouvi-la.
    Muito bem lembrada essa do rato pra mostrar que arde no meu sim rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...