terça-feira, 25 de agosto de 2009

Errar é Humano, Perdoar é Divino

Quando se fala em perdão, normalmente pensamos em assuntos relativos à nossa vida pessoal. O que nos vem à mente é que precisamos aprender a perdoar o marido que nos magoou, a esposa que fez sei lá o que, os pais, os filhos, a sogra, aquele amigo ingrato... Já no ambiente profissional, a coisa muda de figura. É como se fossem mundos completamente a parte. Dificilmente pensamos em perdoar o sócio que tentou tirar vantagem de nós, o patrão que abusa de nossa boa vontade, o colega que nos puxa o tapete e tantas outras figuras que, vez por outra, surgem para colocar nossa paciência à prova.
É como se perdoar parentes e amigos fosse um gesto de magnanimidade, enquanto que perdoar pessoas ligadas ao trabalho fosse apenas estupidez. Se perdôo meu pai ou minha esposa, é porque sou equilibrado e sensato. Se perdôo meu chefe ou meu sócio, é porque sou burro. Afinal, quando o assunto é trabalho, perdoar é sinal de fraqueza, certo? Errado. Ao perdoar alguém, você está evitando que suas energias, que deveriam ser empregadas em coisas mais úteis, sejam drenadas pelo ressentimento, pelo desejo de vingança e outras mesquinharias. E isso vale tanto para o ambiente familiar quanto o profissional.
Além disso, perdoar não é o mesmo que voltar a confiar cegamente na pessoa que o prejudicou. Ao conceder o perdão, você fica livre para seguir seu próprio caminho – sem o rancor obsessivo que nos congela e paralisa. Quanto à confiança, quem a perdeu é que deve tratar de recuperá-la.

Um comentário:

  1. acho que o perdao vai depender do grau do que nos foi feito,ha certas coisas que nao importa em que meio estao inseridas (pessoal,profissional) elas simplesmente nao tem perdao...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...