Todo mundo quer saber qual é o segredo do sucesso. Isso pode ser ensinado? Existe alguma fórmula? O que fazer para chegar lá? O segredo já não é mais nenhum segredo. Ele nos foi ensinado pelos gregos, há alguns milhares de anos, e já cansamos de ouvi-lo. Trata-se da célebre frase inscrita no portal do antigo templo de Delfos: “Conhece a ti mesmo”. Posso imaginar a cara de decepção que muitos vão fazer. “Só isso?” Calma. Pense outra vez. Será que é tão pouco assim?
Conhecer a si mesmo significa, entre outras coisas, descobrir seus pontos fortes e seus pontos fracos. Saber o que o move e o que desperta sua paixão. Entender como você funciona e tirar disso o melhor proveito possível. Quando lemos as biografias de pessoas bem-sucedidas, encontramos uma longa lista de características que elas compartilham. Contudo, o que realmente faz a diferença é o toque pessoal e único que elas adicionam a essas características. E esse toque pessoal vem do conhecimento que elas têm delas mesmas.
Daí porque temos a sensação de que sempre falta alguma coisa nas listas de fatores para se chegar ao sucesso. Falta mesmo. Há que se somar a elas aquilo que faz de cada um de nós indivíduos únicos. E isso ninguém pode nos dizer – cabe a nós descobrir. Quem descobre não procura um caminho a seguir. Em vez disso, constrói o seu próprio caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário