terça-feira, 29 de setembro de 2009

Filhos Vencedores

Você costuma reclamar em casa do dia complicado que teve no trabalho? Comenta com a família como seu chefe é incompetente e como seus colegas são obtusos? Faz constantes desabafos na frente dos familiares, queixando-se do stress, da remuneração insuficiente e de todos os dissabores de sua vida profissional? Se a resposta for sim, é melhor ter cuidado. Você pode estar passando para seus filhos uma visão negativa do mundo do trabalho, visão essa que poderá contaminar a forma como, no futuro, eles próprios irão encarar suas perspectivas profissionais.
Crianças aprendem pelo exemplo, e não há exemplo mais poderoso do que aquele que vem dos pais. Se você quer criar seus filhos para que eles sejam vencedores, não os contamine com as insatisfações de sua vida profissional. Fazê-los crescer pensando que todos os chefes são ruins e todos os trabalhos são frustrantes e mal-pagos é fazê-los crescer em desvantagem. Eles tenderão a pensar que é isso que os espera – quando, na verdade, isso não passa de uma percepção específica, ligada a determinado momento da vida profissional de seus pais.
Mesmo que você esteja passando por uma fase ruim, sempre procure mostrar a seus filhos o lado positivo do trabalho. Se você não gosta do que faz, tenha a certeza de oferecer a seus filhos os meios para que eles possam, quando a hora chegar, ter a satisfação de fazer o que gostam. E, por pior que você esteja se sentindo, jamais passe para eles uma visão amargurada e determinista da vida profissional – os problemas que você enfrenta hoje não precisam ser os mesmos que seus filhos enfrentarão amanhã. Esse é o melhor legado que você pode lhes deixar.

2 comentários:

  1. Para mim foi um leve puxão de orelha esse post... como professora, amo o que faço, amo meus alunos, mas odeio a maioria dos colegas e a situação da educação pública no país... sem falar no salário, ó... rsrs Mas vou me policiar ao falar desses assuntos com minha filha.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse post!!!!!Está certissímo!!!
    Como tudo na vida há sempre os dois lados por que passar só o negativo. Nunca devemos tirar a esperança de ninguem e sim propicia-la
    Parabéns!!!Foi ótima lição à todos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...