segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lance Sua Rede ao Mar

Tenho ouvido com frequência perguntas do tipo: “Faz tempo que tento fazer meu negócio decolar e não consigo. O que devo fazer?” Ou, então: “Já tentei de tudo e nada parece funcionar. Até quando devo continuar tentando?” Acredito que a melhor resposta está no Evangelho de Lucas, numa passagem que, ao longo dos anos, sempre me serviu de inspiração e alento. O trecho relata um dos primeiros encontros entre Jesus e Pedro, que na época ainda se chamava Simão.
Simão tinha passado a noite inteira pescando, mas não havia conseguido pegar um único peixe. Jesus então lhe disse para lançar a rede ao mar mais uma vez. Simão estranhou. De que adiantaria isso? Se seus esforços não deram nenhum resultado, por que agora seria diferente? Ainda assim, decidiu fazer mais uma tentativa. E para seu grande espanto, a rede voltou tão carregada de peixes que chegou a rebentar, e ele precisou chamar ajuda para conseguir dar conta de tudo o que havia pescado.
Teria sido um milagre um resultado tão positivo após tantos esforços frustrados? Talvez. A resposta fica a critério da fé de cada um. Mas o fato é que, milagre ou não, esse resultado só foi possível porque Simão se dispôs a tentar mais uma vez. Mesmo depois de tudo dar errado, mesmo depois dele ter tentando inutilmente até a exaustão, mesmo quando tudo parecia indicar que era hora de desistir, ele tentou mais uma vez. E conseguiu.
Às vezes pode ser necessário parar um pouco, recuperar as energias, rever as estratégias. Mas o que não podemos fazer é desistir de tentar. Não faltam exemplos de pessoas de sucesso que viram inúmeras portas se fechar diante delas, e que passaram por diversos negócios mal-sucedidos até que, finalmente, conseguiram triunfar. Pode-se pensar: “se tudo tem dado errado, só um milagre faria com que agora as coisas dessem certo”. Bem, só há um modo de saber se esse milagre está à sua espera. Lançando sua rede ao mar. Mais uma vez.

2 comentários:

  1. Amigo, seu blog é lindooo, seu trabalho, e o resultado disso será cada vez mais o alcance do sucesso!
    "Os grandes momentos da vida vêm por si mesmo. Não têm sentido esperá-los."
    Grande abraço da amiga,

    Andreia.

    ResponderExcluir
  2. Além da Bíblia, mas que um livro sagrado, uma lição de Vida,temos grandes exemplos como Lincon que tentou se eleger 37 vezes presidente dos EUA e jamais deistiu. Foi uma dos melhores presidentes americanos. Só acrescento uma coisinha...tente quantas vezes for necessário, mas lembre-se de aprimorar sua ação, não faça sempre da mesma maneira. Use a experiência para ser cada vez melhor e a persistência para alcançar seus sonhos e obejetivos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...