quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pessoas Felizes São Mais Eficientes

Você está buscando maneiras de se tornar mais eficiente? Quer aumentar a produtividade e tornar seu ambiente de trabalho mais saudável? Deseja ter colaboradores mais cooperativos e motivados? Procura formas de estimular a criatividade e a iniciativa? Então, antes de se voltar para livros e manuais em busca de novas técnicas, comece tentando se tornar uma pessoa mais feliz. Esse é o ponto de partida.
Defendo essa tese de que ser feliz é a melhor maneira de atingir o sucesso pessoal e profissional. A idéia propõe logo de cara uma curiosa inversão. Normalmente pensamos que é o sucesso que nos fará feliz. Mas é o contrário: é sendo felizes que chegamos ao sucesso. O modo mais eficiente de aumentar sua produtividade é sendo feliz no trabalho. Nenhum sistema, ferramenta ou metodologia do mundo podem lhe proporcionar uma produtividade maior do que aquela que você obtém quando realmente gosta do seu trabalho. Não estou criticando os métodos tradicionais de aumentar a produtividade, mas apenas observando que é inútil tentar aplicá-los se você detesta o que faz. É como tentar fazer mudanças superficiais, quando o problema é muito mais profundo.
Será mesmo? Bem, me proponho a provar essa afirmações dando dez razões pelas quais a felicidade no trabalho é o principal fator para aumentar a produtividade.

1 » Pessoas felizes trabalham melhor com os outros
Os “felizes” têm um bom astral, bom humor e vêem as coisas de modo mais positivo, o que as torna mais empáticas e facilita os relacionamentos, tanto com chefes e colegas quanto com os clientes.
2 » Pessoas felizes são mais criativas
Quem se sente bem e em paz consigo mesmo tem mais facilidade de deixar sua criatividade fluir do que as pessoas tensas, deprimidas e infelizes.
3 » Pessoas felizes resolvem problemas em vez de reclamar
Quando você não gosta do seu trabalho, cada pedra no caminho se torna uma montanha instransponível. A solução até pode ser encontrada, mas às custas de muito sofrimento e reclamações. Já os “felizes” vêem as dificuldades como desafios, e os superam com mais rapidez e com menos dor.
4 » Pessoas felizes têm mais energia
É lógico. Afinal, os “felizes” não perdem tempo nem se desgastam detestando o trabalho e se deprimindo com ele.
5 » Pessoas felizes são mais otimistas
Se você é feliz, não há razão para não ser otimista. E as pesquisas revelam que os otimistas são, em geral, mais produtivos e bem-sucedidos do que os pessimistas – sua maneira de ser os leva a crer que sempre há uma solução.
6 » Pessoas felizes são mais motivadas
Motivação em baixa significa produtividade em baixa. E uma das melhores formas de encontrar motivação é gostar do que se faz.
7 » Pessoas felizes adoecem com menos frequência
Não há como negar: a depressão enfraquece o sistema imunológico. E a irritação e a tensão constantes aumentam o stress e com certeza não beneficiam a saúde. Um estudo feito com mais de 20 mil enfermeiras americanas mostrou que as que tinham mais problemas de saúde eram, também, as que estavam mais infelizes com seu trabalho.
8 » Pessoas felizes aprendem mais rápido
Quem está feliz e relaxado tem mais disposição para aprender coisas novas no trabalho. Já os que não estão felizes vêem o aprendizado de má vontade, como uma chateação a mais.
9 » Pessoas felizes preocupam-se menos com a possibilidade de errar – e por isso erram menos
Os “felizes” não entram em pânico quando erram. Por serem mais confiantes, eles assumem o erro e aprendem com ele, evitando assim sua repetição. Os que detestam o trabalho têm um grau de confiança bem menor, o que prejudica sua habilidade de lidar com os erros – e os leva a errar mais.
10 » Pessoas felizes tomam decisões melhores
As pessoas infelizes funcionam num permanente estado de crise. Seu foco se estreita, elas perdem a visão do quadro geral e suas decisões acabam sendo determinadas pela pressão do momento. Os “felizes”, ao contrário, lidam melhor com a pressão e são mais propensos a tomar decisões com base no discernimento e na análise ponderada da situação.

Depois de tudo o que foi falado sobre a relação entre felicidade e produtividade, resta ainda uma pergunta: como ser feliz? Eu diria que a felicidade está muito ligada à personalidade de cada um. Algumas pessoas, devido à sua maneira de ser ou à sua história de vida, parecem ser mais felizes do que outras. Elas não precisam perguntar como ser feliz, pois a resposta lhes vem naturalmente. Para alguns de nós, porém, as coisas não são assim tão simples e naturais. Mas aos que se encaixam nessa categoria, resta um consolo. É sempre possível introduzir em sua vida hábitos que contribuem para deixá-lo mais feliz – ou pelo menos mais bem humorado. Às vezes, é uma questão de mudar o enfoque ou a atitude perante a vida. Por exemplo:
» Não se acostume a esperar sempre pelo pior. Por que sofrer antecipadamente?
» Em vez de desesperar-se pelo que você não tem, valorize o que você tem.
» Evite cobrar-se e criticar-se em excesso. Não seja o carrasco de si mesmo.
» Se for temporariamente obrigado a fazer o que não gosta, procure contrabalançar: use o tempo livre para fazer o que gosta.
» Aprenda a lidar com o inevitável: o que não tem solução, solucionado está.
» Exercite a paciência, consigo mesmo e com os outros.
» Pare de engolir sapos. Comece a se expressar de uma forma mais assertiva.
» Reveja seus verdadeiros objetivos e trate de priorizá-los.
» Redescubra o que lhe dá prazer e invista nisso.
» E, por fim, chega de adiar as coisas que podem ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo. Faça agora mesmo aquela terapia, curso, viagem, leitura, dieta, ginástica, tratamento, reforma, mudança... E tudo o mais que você sabe que precisa fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...