sexta-feira, 5 de junho de 2009

Twitter como ferramenta para e-commerce

Já ouço os mais antenados falando sobre a utilização do Twitter como ferramenta de vendas para suas lojas online, gosto de ouvir isso, pois vejo que existem profissionais e empresas antenadas e se esforçando para melhorar seu relacionamento com seus clientes, ou não!
O uso do Twitter como ferramenta de Marketing não é tão simples assim, e por não ser tão simples é muito legal. Eu sempre fico empolgado com novos desafios e o uso do Twitter para gerar negócios é um deles.

Primeiro, o que realmente é o Twitter?
O Twitter é uma miniatura de blog onde você utiliza micro posts (até 140 cartacteres) para passar sua mensagem. Por ser um micro post é muito mais dinâmico que um blog, ou seja, tem que suar a camisa “postando”. Conforme você vai tendo conteúdo interessante, as pessoas vão te seguindo e interagindo com seu conteúdo, quanto mais pessoas te seguirem maior será sua audiência e seu resultado.

Atualmente minha visão sobre o Twitter no E-commerce tem 3 utilizações, levar os seus leitores aos serviços e/ou produtos, informar seus leitores sobre atualidades ou tirar dúvidas em tempo real servindo como um centro de atendimento público.

Para dar Certo
Por se tratar de uma aplicação muito dinâmica, não adianta você criar um usuário e de vez em quando twittar alguma informação, isso é se iludir e depois culpar o Twitter que não presta.

Sua empresa tem um blog? Se tem, ótimo, já está no caminho certo, quantos posts por mês há em seu blog? 5, 15, 30 posts, você que tem um blog sabe o quanto de tempo é necessário para postar constantemente e saiba que é ainda mais dinâmico o uso do Twitter. Sua empresa não tem um blog, então comece por ele, pegue ritmo, depois parta para o Twitter, se fizer direitinho com certeza seus clientes ou futuros clientes irão adorar.

Quem são os brasileiros no Twitter
Todo mundo que usa o Twitter tem curiosidade de saber quem são os brasileiros que usam a ferramenta. No fim de abril, a agência Bullet, especializada em marketing promocional, lançou uma pesquisa para descobrir o perfil dos twitteiros no país. O estudo foi conduzido por Bruna Calheiros, responsável por Presença Digital da Bullet – blogueira e twitteira frequente.
Os resultados da pesquisa, divulgados hoje, apontam que o usuário brasileiro médio é homem, tem entre 21 e 30 anos, é solteiro, mora nos estados de São Paulo ou Rio de Janeiro, está na universidade ou já concluiu o Ensino Superior.
São brasileiros heavy users, que passam cerca de 50 horas por semana conectados. Estão no Twitter há menos de um ano, ou seja, entraram nesse momento de maior crescimento do site. Os brasileiros costumam acompanhar em média 111 pessoas e são seguidos por 158 – um pouco mais que a média internacional de 70 seguidores.
Um ponto importante: 60% dos twitteiros brasileiros têm blogs. Eles usam ferramentas 2.0 como Orkut, YouTube, Facebook, Flickr, Last.fm e Google Reader e a maioria replica tweets interessantes.
Para se atualizar, os usuários nacionais usam o próprio Twitter, portais de notícias, blogs e amigos. Conheceram o Twitter por meio de amigos, por boca a boca e em posts de outros blogs.
A pesquisa também apontou que quase 54% dos twitteiros gostam de ações publicitárias na ferramenta, desde que elas tenham relevância. É um dado fundamental para empresas que já criaram ou vão criar seus perfis no Twitter. Metade do total nunca participou de nenhuma ação, mas tem interesse. Cerca de 70% seguem ou já seguiram perfis corporativos, de eventos ou campanhas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...