quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Check-Up Emocional

De tempos em tempos, todos nós deveríamos fazer um check-up emocional. Assim como o check-up médico tem por objetivo avaliar nossa saúde física e detectar doenças ou sinais de que alguma enfermidade pode vir a se instalar, o check-up emocional faz o mesmo – só que em relação aos aspectos mentais e psicológicos. São muitas as “doenças” ou “indícios de enfermidades” que ele pode detectar: desmotivação, desânimo, desinteresse, falta de objetivos, insatisfação...
Você pode fazer o check-up emocional sozinho. Basta se perguntar: estou me sentindo bem comigo mesmo e com o meu trabalho? Meu potencial está sendo aproveitado ao máximo? Quais são minhas metas de vida e o que tenho feito para alcançá-las? Estou me tornando, ou já me tornei, a pessoa que eu queria ser? Da mesma forma que o check-up médico pode indicar a necessidade de seguir certos tratamentos, o check-up emocional pode indicar a necessidade de promover certas mudanças como forma de lidar produtivamente com os problemas detectados.
Evitar o check-up emocional para camuflar possíveis problemas é uma atitude destrutiva, que com o tempo cobrará o seu preço. Afinal, ignorar o problema não o faz desaparecer. Apenas o torna mais forte.

Um comentário:

  1. É difícil chegarmos a um resultado 100% satisfaatório quando isso envolve também as pessoas que nos cercam, umas tão ambivalentes, outras com opiniões tão diferentes das nossas e a até mesmo radicais. Mas creio que é melhor fazer esta auto-análise assim mesmo do que não fazer nada e deixar ficar mais complicado ainda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...