terça-feira, 20 de outubro de 2009

Empatia e Doação

Lee Yacocca, um dos mais célebres executivos do século 20, já dizia: “negócios nada mais são do que uma porção de relacionamentos humanos”. Não é, pois, sem razão, que as habilidades sociais são tão valorizadas hoje em dia. Existem inúmeras técnicas que podem tornar sua comunicação mais eficaz. No entanto, há algo muito mais profundo que vem antes das técnicas, e que deve ser trabalhado para elas possam surtir algum efeito. Estou me referindo à capacidade de doação.
Para criar empatia com alguém você precisa não apenas ouvir, mas também se abrir. Abrir-se significa conseguir deixar de lado por alguns momentos as suas preocupações, as suas opiniões, as suas idéias pré-concebidas e criar um espaço no qual a pessoa com a qual você está falando possa se expressar. E isso requer doação. Você está doando o seu tempo e a sua atenção. Está abrindo mão de suas urgências, tensões e intenções para poder acolher o outro e conhecê-lo, não só como empregado, sócio ou investidor, mas como ser humano. E é apenas quando existe essa acolhida que a empatia realmente se estabelece.

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