Existem certas palavras e expressões que, de tão usadas e abusadas, acabaram virando chavões cujo significado todos acham que sabem, mas poucos realmente chegam a compreender. É o caso, por exemplo, da palavra visão. Virou lugar comum dizer que o empreendedor precisa ter visão, ou que esse ou aquele empresário são homens de visão. Muitos nem se dão ao trabalhar para pensar no que isso significa, porque o sentido parece óbvio. Ter visão é ser capaz de enxergar longe, de perceber as oportunidades, de pensar além dos limites do convencional e um punhado de outras frases do gênero.
Contudo, se analisarmos as biografias dos chamados “homens de visão”, veremos que o sentido dessa expressão é bem mais amplo e profundo do que se imagina. Não se trata de uma qualidade meramente visual, mas de algo que envolve todos os sentidos. E envolve, acima de tudo, a sensibilidade. Uma pessoa de visão não apenas “vê” novas formas de aumentar seus lucros, mas também “sente” as necessidades e anseios de seus colaboradores, parceiros comerciais e clientes. Exatamente por se preocupar com a satisfação dessas necessidades e anseios é que ela consegue enxergar o que outros não enxergam. E, é claro, quem enxerga mais vai mais longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário