sexta-feira, 29 de maio de 2009

O que é Feed?

Logotipo de Feed da web

O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.

Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:
• RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
• RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
• Atom (IETF).

As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas, isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF.

Resumindo: arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritos com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem sem visitar o site as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.

Um comentário:

  1. Sempre tive muuuiiittaaa curiosidade em saber o que era. Vc amatou!!!!kkkkkkkkkk
    Amei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...