quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lições de Jack Welch

Jack Welch foi considerado o executivo do século. Graças à sua visão e determinação, a GE antecipou-se às mudanças que estavam por vir e tornou-se uma empresa mais competitiva e poderosa, enquanto muitas outras sucumbiam aos primeiros sinais da globalização. Em um texto chamado Lições Para o Sucesso (que está no livro Gênios dos Negócios, de Peter Krass), o legendário executivo nos dá algumas importantes lições. Eis aqui algumas delas:
» Você precisa de uma mensagem envolvente, alguma coisa grandiosa, mas simples e compreensível. (...) Cada idéia que você apresenta precisa ser algo que você consiga transmitir facilmente num coquetel entre estranhos. Se apenas os envolvidos no seu ramo industrial conseguem entender o que você está dizendo, você perdeu a chance.
» As três coisas mais importantes que você precisa medir em um negócio são a satisfação do cliente, a satisfação do funcionário e o fluxo de caixa.
» Outra coisa que aprendi foi o valor de exigir cada vez mais da organização, colocando a barra mais alto do que as pessoas pensam que podem subir. (...) A menos que coloque a barra tão alto quanto possível, você jamais saberá até onde as pessoas conseguirão chegar.
» Já cometi minha parcela de erros – muitos – mas meu maior erro foi não ter sido mais rápido. (...) A timidez gera erros.
» Confiança é uma arma incrivelmente poderosa numa empresa. As pessoas não se empenharão ao máximo se não confiarem que serão tratadas com eqüidade – que não existirá favoritismo e que todo mundo terá as mesmas oportunidades. A única maneira que conheço de criar esse tipo de confiança é expor seus valores e depois colocar em prática as palavras. Você precisa ser coerente e fazer aquilo que disse que fará.
» Acredito profundamente que as pessoas são a chave de tudo e que mudanças não devem ser temidas – devem ser apreciadas.

Um comentário:

  1. Realamente o fator humano jamais deve ser menospreprezado em qualquer gestão que queira ser vitoriosa, de que adiantam técnicas e técnicas de marketing se voce não consegue o corpo a corpo com seus clientes, funcionários e até consigo próprio. Será como o metal que soa como o sino que retine...

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