segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As Cinco Atitudes do Líder

Pessoas que estão constantemente se queixando do desempenho de seus colaboradores nem sempre param para pensar se o problema não é com elas mesmas. Será que estão exercendo corretamente suas funções de líder? Um estudo feito pela pesquisadora americana Teresa Amabile pode ajudar a responder essa pergunta. Ela listou cinco atitudes que um líder deve adotar para tornar sua equipe mais motivada, eficiente e cooperativa. Aqui estão elas:
1 » Ofereça apoio emocional aos seus colaboradores
O apoio não deve se restringir às condições de trabalho. É importante considerar, também, os aspectos humanos. Se o funcionário estiver passando por sérias crises pessoais ou familiares, é evidente que seu desempenho profissional será afetado.
2 » Dê um retorno positivo
Ao avaliar o trabalho de seus colaboradores, procure lhes oferecer estímulos positivos – mesmo quando tiver de criticá-los. Não dá para esperar melhoras se você fizer com que eles se sintam humilhados e incapazes.
3 » Reconheça os bons desempenhos
Essa é uma regra básica. Não há nada mais frustrante do que saber que você fez um bom trabalho e sentir-se completamente ignorado pelo chefe. Isso conduz a pensamentos do tipo: “Para que me esforçar tanto se ninguém liga?”
4 » Ouça a sua equipe
Uma ótima forma de aniquilar a iniciativa e a criatividade de seus funcionários é não se dar ao trabalho de ouvi-los. O bom líder deve não apenas escutar as pessoas que trabalham com ele, mas também estimulá-las a participar e a dar suas opiniões e sugestões.
5 » Arregace as mangas e colabore
Não basta ser obedecido, é preciso ser respeitado. E o respeito só se adquire com o exemplo. O tipo de chefe que se limita a ficar sentado dando ordens não está dando um bom exemplo – nem tampouco está conquistando o respeito de seus colaboradores.

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