terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como Apagar Incêndios

Coloque dois ou mais indivíduos juntos por um período de tempo significativo e, fatalmente, uma diferença de opinião surgirá. Quando pessoas se enfrentam e discordam sobre determinado assunto, podem tornar-se tão obcecadas em defender seus pontos de vista que param até de se comunicar. Isso não quer dizer que os desentendimentos não possam ser produtivos: em alguns casos, eles geram diálogos construtivos, por meio dos quais novas idéias são gestadas e implementadas. Entretanto, quando os conflitos impedem mudanças e destroem o espírito de equipe, é preciso saber controlá-los a tempo. Para isso é necessário:
» Procurar objetivos comuns. Relembre aos membros da equipe a missão de todos. Peça-lhes que reavaliem suas metas e concentrem-se nos objetivos comuns.
» Identificar o foco de conflito entre membros da equipe. É preciso saber o que ou quem está gerando o conflito e agir antes que as chamas se transformem num incêndio incontrolável.
» Conquistar o comprometimento de todos. Os objetivos devem ser compartilhados, mas os meios para alcançá-los podem ser variar. Atinja um consenso para depois prosseguir rumo à realização dos objetivos comuns.
» Exercitar a cortesia profissional. Demandas ríspidas servem apenas para alienar as pessoas. E o que é pior, a hostilidade pode tornar-se infecciosa, afetando todos os membros da equipe.
» Olhar além do problema. Às vezes não é a situação, mas as perspectivas dos envolvidos que fazem com que a raiva e os desentendimentos fiquem fora de controle. Se for esse o caso, chame-os de volta à razão e peça que sejam mais objetivos.
» Encontrar as bases para um acordo. Os membros da equipe podem não ter os mesmos pontos de vista, mas necessitam de um ponto de partida para começar a discussão de uma nova idéia. Faça com que eles reconheçam as diferenças de opinião e procure maneiras de eliminar as lacunas ou as divergências entre elas.
» Evitar a hostilidade reformulando a conversação. Comunique-se com cuidado. Isso é especialmente importante ao tratar com pessoas com as quais ocorreu algum desentendimento. Aconselhe-as a não adotar uma postura beligerante ou irônica.
» Enfatizar os aspectos positivos. Quando você percebe o desempenho positivo de um colaborador com o qual é difícil de trabalhar, reconheça seu mérito imediatamente. Deixe-o saber que seu desempenho está sendo apreciado.
» Amenizar o clima. Fale de modo franco, mas não ameaçador . Conversar de forma aberta e honesta com os membros da equipe - especialmente com os que estiveram envolvidos em conflitos de personalidade – ajuda a aparar as arestas.

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