quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Características do Bom Vendedor

Quando falo das características de um bom vendedor, há uma que sempre vem em primeiro lugar: a integridade. De nada adianta saber se comunicar, transmitir entusiasmo e convicção, criar empatia com o cliente se essa relação não for baseada na honestidade e na transparência. Se o cliente sentir que foi enganado, ele não vai se lembrar da pessoa que lhe vendeu gato por lebre como um excelente vendedor: vai lembrar-se dela como o sujeito que tentou lhe passar a perna. E com uma reputação dessas, é difícil – se não for impossível – construir uma carreira de sucesso.
Às vezes nos deparamos com um dilema. Somos honestos, mas a empresa na qual trabalhamos não é. Seja por problemas de caráter de seus dirigentes, seja por problemas estruturais, a empresa não é capaz de cumprir o que promete. Em situações assim, não resolve nada dizer que “a culpa não é minha, é da empresa”. Se você procura o cliente como representante de uma empresa desse tipo, então a responsabilidade também é sua. Nesses casos, a única alternativa é procurar trabalho em outro lugar. Isso pode não ser fácil. Afinal, todos nós estamos sujeitos a pressões econômicas. Porém, é preciso lembrar que encontrar um novo trabalho não é tão difícil quanto reconstruir uma reputação abalada.

4 comentários:

  1. Engraçado como li toda a coleção de Og Mandino, sei lá, devem ter ficado coisas na minha cabeça, comecei com "O maior vendedor do mundo", e os outros 19 livros dele, engraçado como trabalhei pouquíssimo tempo como vendedor efetivamente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!
    Geralmente associa-se o vendedor a enganador, mas o bom vendedor é aquele que leva até vc a solução para sua necessidades e desejos. Bem trabalhar em lugar desonesto tbm te faz um desonesto.

    ResponderExcluir
  3. Na luta conhece-se o soldado; só na vitória se conhece o cavalheiro.
    Uma boa noite meu cavalheiro!

    ResponderExcluir
  4. HOJE SE ENTRA NUMA LOJA DE ELETROS , LÁ VEM OS SERVIÇOS .:GARANTIA ESTENDIDA ,SEG. CARNÊ ,SEG.PREMIADO,SEG. ODONTO ,SERV TECNICO PARA TVS , PCS (MANUAL DE INSTRUÇOES POR TELEFONE),SEGURO CARNE TOTAL . TODOS ESSES SEGUROS SÃO EMBUTIDOS NO CLIENTE DAS CASAS BAHIA ,TRABALHEI LÁ E SEI MUITO BEM COMO É.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...