quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estratégia Vencedora

Desenvolver uma estratégia competitiva e bem-sucedida requer uma compreensão profunda e completa não apenas de seus concorrentes e dos movimentos que estão ocorrendo, mas de uma série de outros fatores que também têm o potencial de influenciar sua posição de mercado. É tão importante saber as forças das quais você dispõe internamente na organização quanto saber os desafios e as oportunidades que podem existir do lado de fora. Para desenvolver uma estratégia vencedora é importante:
» Conhecer o mercado » É essencial conduzir pesquisas para determinar quais produtos estão sendo oferecidos ao seu público-alvo e a que preço. Sem essa informação básica, você estará formulando o desenvolvimento de seus produtos e fixando suas estratégias de preço às cegas.
» Conversar com os clientes » Conheça em profundidade seus clientes e suas necessidades. Saiba o que estão dizendo sobre a concorrência. Amplie seu mercado identificando os clientes cujas necessidades não estão sendo atendidas pelos competidores e desenvolva produtos para atender essas demandas.
» Identificar as forças e fraquezas de sua organização » A avaliação honesta dos recursos de sua companhia, bem como de eventuais falhas, é fundamental para um planejamento estratégico eficaz. Potencialize as suas forças e diferenciais para aproveitar as oportunidades do mercado. Fique atento às fraquezas da sua organização, especialmente as que podem causar impacto negativo em seus clientes. Negligenciar isso é dar vantagem aos concorrentes.
» Analisar os produtos dos seus concorrentes » Essa análise lhe dará idéias de como melhorar suas próprias ofertas e de como destacar os atributos de seus produtos em relação aos da concorrência.
» Monitorar permanentemente os planos da concorrência » Familiarize-se com os produtos dos concorrentes e com as estratégias de marketing que eles utilizam. Entenda o estilo de vendas e serviço que oferecem e, dessa forma, você poderá reagir a qualquer movimento do concorrente em tempo hábil.
» Criar alianças que complementem suas forças » Identifique os parceiros que possam preencher as lacunas existentes em seus conhecimentos ou potencialidades. Lembre-se: admitir pontos fracos e trazer para perto quem sabe mais é sinal de inteligência.
» Monitorar regularmente o seu mercado » As necessidades de seu cliente e as potencialidades do seu concorrente mudam com freqüência. Uma estratégia competitiva eficaz deve acompanhar lado a lado essas mudanças. Obtenha novas perspectivas de mercado por meio de seus próprios clientes e de outros, para validar o seu plano estratégico e/ou ajustá-los quando necessário.
» Antecipar o futuro » Compreender a cenário competitivo é crucial para o desenvolvimento de uma estratégia vencedora. Entretanto, para obter e sustentar uma vantagem competitiva é igualmente importante definir o que o futuro trará em termos de interesses e necessidades. Sem essa ligação entre o hoje e o amanha, as chances de uma longa permanência no mercado são mínimas.

3 comentários:

  1. Exatamente como o Objeto ea Causa, sempre os Meios justificando os fins e nunca ao contrário.

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  2. Na luta conhece-se o soldado; só na vitória se conhece o cavalheiro. Boa noite meu cavalheiro!

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