quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Liderar e Servir

Muitos dos que aspiram a posições de liderança sentem-se atraídos pela aura de poder que cerca a figura do líder. Eles acreditam que o principal apelo que a liderança oferece é a oportunidade de “mandar e ser obedecido”. A sensação de poder inebria o ego, e é aí que muitos líderes se perdem. Se dar ordens é uma das atribuições do líder, existe uma outra atribuição sem a qual nenhuma liderança se consolida de maneira eficaz: o líder também precisa aprender a servir.
O verdadeiro líder é aquele que serve à sua empresa. E para fazer isso, ele precisa servir também aos seus funcionários. Servir aos funcionários significa oferecer condições para que eles possam crescer na empresa e desenvolver o seu potencial. Significa saber ouvi-los, saber orientá-los, saber motivá-los – enfim, saber liderar. O líder que espera ser servido sem jamais servir não é um líder: é um impostor, mais interessado em jogos de poder do que em liderança eficaz. E os efeitos negativos disso logo se farão sentir no desempenho dos funcionários e da própria empresa.

2 comentários:

  1. Excelente!!!
    O lider cria oportunidade para que cada qual exerça seu melhor. Liderança é motivar o outro a cumprir um dever por prazer.

    ResponderExcluir
  2. Líder sem envolvimento é como uma porção de terra cercada de àgua por todos os lados e não existe melhor depreciação para a palavra líder do que essa. Se ninguem é uma ilha, uma líderança jamais poderia ser, correríamos o risco de um totalitarismo, de uma ditadura de coisas que a história recente da humanidade mostrou o fim...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...